terça-feira, 25 de setembro de 2007

Conquista do trabalho informal?




Crédito pessoal, compra de produtos que vendem na televisão e até de móveis. Para isso não é necessária a comprovação de renda. Uma conquista para os trabalhadores informais, que durante anos ficaram sem poder fazer compras parceladas por não terem um holerite.

No post de hoje vou tratar da nova conquista desses trabalhadores: o financiamento imobiliário para quem não tem uma comprovação de renda mensal. Esse sistema beneficia quem não tem carteira de trabalho assinada ­e que, portanto, não possui um contracheque ou é um profissional liberal.

Para isso, o interessado deve provar ao banco que é capaz de arcar mensalmente com a quantia que vai emprestar.

A Caixa Econômica Federal utiliza dois recursos desse tipo, para pessoas de baixa renda ou de renda média para cima:

No primeiro, o candidato faz uma poupança prévia ao longo de um ano e mostra, por meio dos depósitos, que quantia financiada ele pode receber.

No outro caso, o cliente demonstra que tem um ganho constante, apresentando suas contas, como por exemplo, as faturas de cartão de crédito, comprovante de condomínio, pagamento da escola dos filhos etc.

Depois que for comprovada a capacidade de pagamento, o banco concede a carta de crédito para o empréstimo.

Os economistas já alertam que esse é um processo demorado. O quanto antes a pessoa correr atrás, melhor. Mas, com certeza, é uma ferramenta de grande ajuda para o trabalhador informal.

Um comentário:

Nathália Salvado disse...

Felippe excelente post!
O assunto foi muito bem explicado não deixando dúvidas de como funciona o mundo do crédito pessoal ou imobiliário para quem é trabalhador informal e não tem como comprovar renda.