sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Camelôs: Qual a solução?


Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), o setor informal vem crescendo no país não apenas devido à necessidade da busca por novas fontes de renda, mas, também, porque esse tipo de trabalho dá certa autonomia aos trabalhadores, que muitas vezes trabalham onde, quando e como querem.

Um bom exemplo disso são os camelôs, que são constantemente citados em meio às discussões das vantagens e desvantagens desse setor. Enquanto eles encontram a sua maneira de obter uma renda, mesmo que não-estável, os comerciantes reclamam do prejuízo de suas vendas devido à presença de vendedores ambulantes, e os pedestres, da falta de espaço nas calçadas.

Uma das causas desse problema é a falta de organização para esse tipo de trabalho. Mesmo com a existência de alguns sindicatos específicos, ainda existe o trabalho clandestino.

Para que isso não aconteça, a princípio seriam necessários uma regulamentação e um espaço reservado para a atuação desses trabalhadores. Assim os camelôs deixariam de atrapalhar o trânsito – de carros e/ou pedestres – e começariam a competir igualmente com os outros comerciantes, buscando sua renda de maneira apropriada e digna.
Imagem retirada do site: www.astro.ufsc.br/~saito/camelo01.jpg

Nenhum comentário: