quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Por que existe o trabalho informal? Necessidade, lucro ou ambos?

Pode-se pensar que o trabalho informal existe porque uma grande parcela da população não consegue emprego e tem que recorrer a essa alternativa – seja vendendo doces na rua, seja colocando fantasia de “teletubbie” para vender algodão doce na praia. Isso é verdade. Mas o trabalho informal também existe pois dá mais lucro para os empregadores e até mesmo, em alguns aspectos, para os empregados.

As tarifas e os impostos pagos por uma empresa para manter um empregado com carteira assinada são altíssimos. Por isso, é muito mais vantajoso contratar informalmente – o que tira muitos dos direitos dos trabalhadores. Além disso, o trabalhador também fica isento de pagar certas tarifas, como o INSS, e alguns acreditam estar lucrando com isso. O problema é que, no futuro, a falta da aposentadoria vai revelar o estrago dos dias de trabalho informal.

Ouve-se falar bastante em reduzir os direitos dos trabalhadores formais, pois custam muito caro. Mas não se ouvem propostas de redução do lucro das empresas. Aliás, mesmo que isso acontecesse, não seria a solução. Para os trabalhadores informais que o fazem por necessidade, o que falta é preparo e oportunidade. Por mais colaboração que uma empresa possa dar, não empregará pessoas que não têm estudo.

Conclusão: o problema do trabalho informal está bem mais enraizado e não é em um só post que conseguirei tratar de tudo. Então, até semana que vem.

Nenhum comentário: