segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Informalidade - Problema e solução

O blog “Sem Carimbo na Carteira” começa hoje a sua trajetória. Vamos falar sobre o Trabalho Informal, um tema presente na vida de todos, mas que por diversas vezes passa despercebido. A diarista que vai limpar nossas casas, os catadores de latinhas ou os camelôs que estão nas ruas, todos fazem parte da imensa massa do trabalho informal que cresce dia a dia.
A informalidade tem se mostrado problema e solução não só para os brasileiros como também para a América Latina. Segundo um estudo do Banco Mundial publicado pelo jornal “Folha de S.Paulo”, no caderno Dinheiro, de 23 de maio de 2007, o grande número de trabalhadores informais constitui um obstáculo para o desenvolvimento porque reduz o crescimento. O relatório diz ainda que a informalidade é um sintoma das falhas institucionais.

Já para os trabalhadores, o cenário se mostra um pouco diferente. O problema previsto pelo Banco Mundial se torna o sustento de muitas famílias que não parecem muito preocupadas com o crescimento da América Latina e sim com sua própria sobrevivência.

O Trabalho Informal atinge 58,1% dos trabalhadores, ou seja, 38,1 milhões de pessoas em todo o Brasil.

Imagem retirada do site: www.prt9.mpt.gov.br

Nenhum comentário: