sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Nem sempre é o que parece


Há quem pense que o trabalho informal seja um problema enfrentado apenas pelo Brasil. O documento "Informalidade: escape e exclusão", apresentado pelo Banco Mundial nos últimos meses, mostra que a realidade não é bem essa. O relatório afirma que 56% do trabalho nas áreas urbanas da América Latina e do Caribe são informais.

O estudo apresenta certas medidas a serem tomadas para que a formalidade possa superar o trabalho informal, como facilitar o registro de novas empresas e a simplificação da lei tributária.
Mas tais medidas se prendem apenas a facilitar a formalidade. E será que isso basta?

Segundo Bill Maloney, um dos autores do próprio relatório, "as pessoas pobres e com baixa formação profissional têm menos probabilidades de conseguir emprego no setor formal". Assim, seria necessário também um maior investimento na educação.

E, sinceramente, concordo com ele. Não resolveria muito facilitar a transformação da informalidade em trabalho formal, se mesmo assim muitas pessoas ainda encontrarem obstáculos para trabalharem formalmente.

Assim fica mais fácil perceber que a informalidade é um problema de âmbito mundial, e que sua resolução é muito mais complexa do que se imagina.


Nenhum comentário: