segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Um novo tipo de informal...


Um novo tipo de trabalho “Sem Carimbo na Carteira” aparece na sociedade. Ele não é recente, mas só agora firmou-se como trabalho de verdade. Esse post vai falar um pouco sobre a mendicância, que não é considerado um “trabalho de verdade”, mas faz com que várias pessoas, que muitas vezes nem precisam tanto, obtenham renda.


Os “mendigos profissionais” ganharam espaço na mídia há semanas atrás com o caso de Uberlândia. A polícia retirou 250 mendigos das ruas da cidade, essa ação faz parte da campanha contra a “mendicância profissional”. Em entrevista ao Bom dia Brasil, da TV Globo, o promotor de justiça Marco Aurélio Nogueira disse que dos 250 mendigos de Uberlândia, 200 não eram naturais da cidade, e dos 50 restantes, a maioria não precisava pedir esmolas.


Há casos incríveis como o do suposto mendigo Cláudio, que se passava por desempregado, sem dinheiro para se alimentar. O profissional da mendicância era aposentado, tinha casa própria e ganhava 380 reais por mês. Outro caso que impressiona é o de Flávio, que mobiliou o apartamento (DVD, Televisão, Aparelho de som, sofá, etc.) onde mora com o dinheiro de esmolas. Segundo o promotor, há mendigos que chegam a ganhar até três mil reais por mês só pedindo esmolas.


A campanha de Uberlândia já acontece há quatro meses. Agora a mendicância é proibida na cidade. Fora isso, é uma contravenção penal que tem pena de 15 dias a 3 meses de prisão. Essa campanha surgiu depois de uma pesquisa feita na cidade pelo Ministério Público Estadual, onde foi confirmado que 94% eram mendigos profissionais.


Resta a nós sabermos se essa boa ação vai parar na cidade de Uberlândia ou se vai estender-se pelo Brasil, como deveria ser feito. Essa ação não significa que todos os mendigos nas ruas sejam do tipo “profissional”, mas assim fica mais fácil ajudar os que realmente necessitam. Como o slogan da campanha diz, “Quem dá esmola, não dá futuro”. Ou como disse o promotor: É melhor então que o presidente crie uma carteira de trabalho pra a mendicância.


Até o próximo post!!

Imagem retirada do site: http://www.tvbrasil.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=217

Nenhum comentário: