quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Tarefa difícil


Um dos grandes motivos geradores do trabalho informal é o desemprego. Só na cidade de São Paulo, em junho deste ano, 14,9% da população eram de desempregados, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE).

Neste post quero dizer qual é o maior motivo da causa do desemprego no Brasil. Para mim, é a falta de educação exemplar no país. Aliás, a falta de ensino é a causadora de muitos outros problemas, como a violência.

No mundo concorrido da atualidade, é preciso ter muita instrução desde o ensino infantil até as universidades. Tendo uma boa formação, é possível aumentar as possibilidades de conseguir um emprego; afinal, quanto mais cursos e aprendizados o trabalhador tiver, melhor é para a empresa.

E o mais importante é que se grande parte das pessoas desse país conseguisse ter educação em todos os níveis, existiria uma massa de trabalhadores muito mais exigente e com condições de exigir direitos, ou seja, com condições de exigir um contrato formal. Juntamente com mais oportunidades de empregos - tão prometidas por tantos governantes – não existiriam mais pessoas desesperadas a ponto de aceitar trabalhar sob qualquer condição.

A solução para o trabalho informal são a educação e a criação de empregos. Diante de uma nação com aproximadamente 189 milhões de habitantes, é tarefa difícil.

Nenhum comentário: